Case investe R$ 36,5 mi em escavadeiras

Nova Série C tem seis modelos e já é montada na fábrica de Contagem, MG.

A Case Construction apresentou em Belo Horizonte (MG) seis modelos de escavadeiras hidráulicas. A nova linha se chama Série C e exigiu um investimento de R$ 36,5 milhões em aperfeiçoamentos, uma linha de montagem atualizada, desenvolvimento de fornecedores e testes de validação.

Os equipamentos vão de 13 a 37 toneladas e já são fabricados na unidade de Contagem (MG). Com eles, a linha nacional da Case passa de 12 a 17 modelos e eleva para 90% a cobertura do mercado de máquinas de construção.

“O desenvolvimento dos produtos para o Brasil começou no Japão em 2009”, afirma o vice-presidente da Case Construction para a América Latina, Roque Reis, explicando o porquê de um lançamento tão expressivo em 2016, já que o ano fechará com 8 mil máquinas de construção, 74% abaixo de 2013, o melhor período do setor.

“Decidimos naquela época por uma nova linha de escavadeiras hidráulicas porque este é um equipamento muito usado em países em desenvolvimento”, diz Reis. Agora, com o mercado em retração pelo menor número de obras de infraestrutura, as entregas da Case devem registrar queda de 21%: “Vendemos 1,9 mil máquinas em 2015; este ano fecharemos com 1,5 mil”, estima Reis. Para o mercado de máquinas de construção como um todo, o executivo acredita em alta de 10% em 2017.

NACIONAIS E “FINAMIZÁVEIS”

Segundo a Case, 60% dos componentes são locais e a nacionalização permite o acesso às principais linhas de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como Finame e Finame Agrícola. Os itens importados vêm em regra dos Estados Unidos, Japão e de países da Europa.

Reis afirma que a capacidade instalada se manteve em cerca de 10 mil unidades anuais porque uma das escavadeiras (a intermediária de 20 toneladas) já era montada aqui. Assim, o que aumentou foi a variedade de modelos nacionais.

A seguir, um resumo dos lançamentos:

CX130C – Tem peso operacional de 12,9 mil a 13,5 mil quilos e motor de 95 HP. Principais aplicações: abertura de valas em banhados, construção de pequenas barragens para irrigação, abertura de valas para rede de esgoto e carregamento de caminhões. Também tem uma versão com lâmina que aumenta sua versatilidade e é muito utilizada no agronegócio, em nivelamento de terreno e preenchimento de valas. O tamanho favorece o mercado de locação. Pode ser transportada em caminhão trucado com um eixo dianteiro e dois traseiros.

CX180C – Com peso operacional de 17,8 mil kg e motor de 119,6 HP, ela também se encaixa nas demandas do mercado de aluguel pela versatilidade e por algumas aplicações feitas por escavadeiras de 20 toneladas, como a colheita florestal. Nessa aplicação, ela é a preferida quando a colheita é feita precocemente ou no corte seletivo.

CX220C Série 2 – As escavadeiras hidráulicas na faixa de 20 toneladas detêm a metade do mercado brasileiro no segmento por causa da versatilidade. Opera tanto em serviços leves como em minerações e escavações de médio porte.

Cx240C Mass Excavator – Onde o trabalho pesado é mais rotineiro, como minerações ou em uma extração de pedra, é indicada a CX240C Mass Excavator, com motor FPT Industrial de 147,8 HP e peso operacional de 24,9 mil kg. O modelo possui algumas similaridades com a CX220C Série 2, como o tamanho da máquina, a potência do motor e o torque. Mas recebe maior contrapeso, braço reduzido e caçamba maior e mais robusta, alcançando melhor rendimento nessas operações. Tem versatilidade operacional de uma escavadeira de porte médio e bom desempenho em aplicações extremamente pesadas.

CX350C – O principal foco no desenvolvimento da CX350C é atender às necessidades das grandes construtoras e mineradoras. O modelo foi desenvolvido para aplicações em que o objetivo é a alta produção, como em construções e duplicações de rodovias, que exigem o carregamento de grande quantidade de caminhões. Utiliza motor de 268,2 HP e tem peso operacional de 38,2 mil kg.

CX370C Mass Excavator – Tem várias semelhanças com o modelo CX350C, como potência e tamanho, mas com braços mais robustos e contrapesos maiores, que aumentam a capacidade de elevação e garantem maior produtividade em minerações e extrações pesadas. É equipada com motor de 268,2 HP e tem peso operacional de 38,6 mil kg.

FONTE: AUTOMOTIVE BUSINESS