Como escolher o revestimento cerâmico para cada ambiente?

Revestimentos cerâmicos são utilizados para revestir pisos e paredes, sendo divididos em grupos de acordo com suas características químico-físicas e suas aplicações.

Existem casos de uso mais específicos das placas cerâmicas, como a necessidade de resistência ao congelamento, quando utilizadas em superfícies frias, uso industrial com exposição a ambientes ou produtos químicos agressivos, locais de tráfego intenso, atrito, e outros. No sistema de revestimento cerâmico, é de grande importância uma vez que este sistema depende de vários outros subsistemas do acabamento final da construção, e também está intimamente relacionado com a estética e proteção dos ambientes, proporcionando robustidão à estrutura contra vários agentes de degradação.

Os revestimentos cerâmicos estão entre os mais usados na construção civil, com diversas possibilidades de aplicação, alta durabilidade e variedade de estampas, sejam comerciais ou residenciais. Na hora da escolha, porém, é preciso observar bem os critérios como resistência à abrasão, produtos químicos e impactos, além dos níveis de absorção de água e textura. Dos pisos e revestimentos mais comuns aos modernos porcelanatos e pastilhas, há uma indicação adequada para cada tipo de ambiente (interno ou externo, molhado ou seco, alto tráfego ou não) e também de condições climáticas. Ao escolher um revestimento cerâmico certo, exige a orientação de um profissional capacitado, como um arquiteto ou engenheiro. Este profissional precisa ter conhecimentos técnicos para fornecer a correta especificação da placa cerâmica, da argamassa de assentamento e de rejuntamento adequado ao ambiente de uso. A escolha do revestimento cerâmico para o ambiente é um fator importantíssimo, pois o revestimento cerâmico, além de promover beleza, protege a estrutura da edificação. E neste caso deve-se estar atento para a aplicação deste produto. Para assentar o revestimento cerâmico é preciso de argamassa e rejunte, sempre observando as recomendações na embalagem se estão de acordo com as normas técnicas brasileiras.

Características e funções do Revestimento Cerâmico

O revestimento cerâmico tornou-se com o passar do tempo mais que um item de decoração e acabamento. Com novas tecnologias aplicadas à técnica milenar de se produzir cerâmica, obteve-se um elemento que passou a ser, na maioria das vezes, indispensável na construção civil. Proteção de estruturas, direcionamento de deficientes visuais e reciclagem, são umas das versatilidades que serão apresentadas neste trabalho. A grande vantagem da utilização do revestimento cerâmico reside, principalmente, nas seguintes características: durabilidade do material; facilidade de limpeza; higiene; qualidade do acabamento final; proteção dos elementos de vedação; isolamento térmico e acústico; estanqueidade à água e aos gases; segurança ao fogo; aspecto estético e visual agradável. A qualidade e a durabilidade de uma superfície com revestimento cerâmico estão fundamentadas diretamente em conceitos relacionados aos seguintes aspectos: planejamento e escolha correta do revestimento cerâmico; qualidade do material de assentamento; qualidade da construção e do assentamento e manutenção.

Locais de aplicações do Revestimento Cerâmico

A placa cerâmica é um revestimento adequado ao clima brasileiro e pode ser utilizada tanto interna quanto externamente, em pisos e paredes e em locais de pequeno ou grande fluxo. Sua durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção da higiene conferem ao material uma preferência dos consumidores. Entretanto, para o bom desempenho do revestimento cerâmico é necessário colocar o material certo para cada ambiente. É necessário especificar corretamente e, para que se obtenha sucesso, alguns aspectos são fundamentais para a escolha correta do produto.

Piso ou Parede

Diferenciar placa cerâmica para piso ou parede significa diferenciar resistência à abrasão e carga de ruptura. Dependendo do uso, características como absorção de água, expansão por umidade, resistência ao ataque químico, resistência a machas etc., podem ser importantes. Ao usar produto cerâmico para piso é importante observar diversas características não exigidas para parede como a resistência à abrasão, relacionada ao tráfego de pessoas, resistência à ruptura, de acordo com a carga que será submetido, possibilidade de impacto, o coeficiente de atrito, em função do escorregamento do chão e, por fim, a resistência a manchas e a facilidade de limpeza.

Ambiente Interno ou Externo

O produto cerâmico em ambientes externos requer características mais complexas quando comparadas ao uso interno. No caso externo, a placa cerâmica encontra-se exposta às alterações de clima, sol, chuva, vento. Essas variações requerem do material baixa absorção de água e baixa expansão por umidade. Se o revestimento estiver sujeito a baixas temperaturas é importante que seja resistente ao congelamento. O ensaio de resistência à gretagem é sempre exigido. A resistência à mancha e a resistência ao ataque químico são também importantes em função deste revestimento estar sujeito aos agentes atmosféricos. Para a escolha do revestimento que deve ser usado, alguns critérios devem ser considerados, como: se o ambiente é interno ou externo, horizontal (pisos) ou vertical (paredes), seco ou molhado. Após esses critérios serem examinados, é feito o projeto de aplicação do revestimento.

FONTE: Revista Construa