Fundos imobiliários são opção para renda variável

O surpreendente desempenho fez crescer as expectativas de que, em 2017, podem repetir o feito, principalmente diante do cenário de queda dos juros, que motiva o investidor a sair da zona de conforto. Os fundos imobiliários (FII) são investimentos de renda variável e funcionam como ações, mas, em vez de empresas, o aporte é em imóveis.

Dentro do fundo, cada investidor tem uma cota correspondente ao montante aplicado, que rende um valor mensal. Para os que cogitam imóveis como forma de investimento, optar por um fundo imobiliário pode ser vantajoso, já que dispensa a saga por longos financiamentos ou a necessidade de juntar uma enorme quantia de dinheiro. Geralmente, uma cota de um fundo imobiliário não passa de R$ 4,5 mil.

Os FII são isentos de taxa de imposto de renda no valor do rendimento. As vendas das cotas com lucro, porém, são taxadas em 20%. Há ainda a taxa de administração. Com mais uma queda na Selic, hoje em 11,25% ao ano, os FII ganham atratividade frente às aplicações tradicionais de renda fixa.